Jogos & Brinquedos # 5 - Ferrorama da Estrela
O brinquedo já vendeu mais de 2 milhões de exemplares e encanta a criançada que adora brincar de maquinista e soltar a imaginação por seus trilhos.
Quando foi lançado, o Ferrorama tinha a concorrência do Santa Fé da ATMA e o Hit da Trol, mas o Ferrorama inovou sendo o primeiro trem elétrico automático movido a pilha vendido no Brasil.
Santa Fé da ATMA |
Hit da Trol |
No começo, tinha três modelos diferentes do brinquedo com pistas pequena, média e grande, todas com um cenário para montar.
“Depois de algum tempo, a Estrela lançou mais algumas outras versões devido ao grande sucesso”
Primeira Geração (XP100 ao XP600)
XP100
Lançado em 1973. O mais simples, consistia em uma locomotiva a vapor, um tender e vagão de carga. Os trilhos formavam um oval e tinha 2 postes e um sinaleiro sem escada, além de um comando de alavancas (presente em todos os modelos).XP200
Lançado em 1980, era maior que seu antecessor, tinha mais trilhos além de desvio curto. Possuía 3 postes além de um comando manual de marcha a ré. Tinha como novidade o vagão tanque. No lugar do sinaleiro sem escada, ele ja vinha com o sinaleiro com escada.XP300
Lançado também em 1980, não era muito diferente do XP200, porém vinham mais trilhos e formava uma roda, além de 5 postes,1 comando manual de marcha a ré e os 2 sinaleiros (com escada e sem escada).XP400
Bastante popular e vendido, trouxe como novidade o vagão de passageiros. Possuía a mesma estrutura dos anteriores (sistema oval), mas com a rampa e a cancela. Tem 4 sinaleiros (2 com escada e 2 sem escada).XP500
Trouxe como novidade a locomotiva elétrica japonesa ED75. Possui circuito diferenciado.
XP600
No mesmo padrão do anterior, porém a locomotiva vinha com faróis. O circuito é diferente do XP500, um pouco menor que o antecessor.Segunda geração (XP1100 a XP1500)
A segunda geração do brinquedo veio em 1984. Em todos os conjuntos desta série as locomotivas possuem faróis e sons de trens reais.
Nos modelos XP1100, XP1200, XP1300 e XP1500 os circuitos eram os mesmos da série anterior.
O Circuito do XP1400 é diferente do XP400.
XP1100
XP1200
XP1300
XP1400
XP1500
Terceira geração (SL2000 a SL5000)
A terceira geração dos ferroramas surgiu em 1987 com o modelo SL2000.
SL2000
Diferentemente da série anterior (em que os menores ferroramas eram cargueiros), o SL2000 trazia o circuito do XP200/XP1200, mas um trem de passageiros no lugar de um cargueiro. As cores dos trens também foram alteradas.SL3000
As mudanças no circuito foi a maior novidade nesse modelo. O trem era o mesmo do XP300 e XP1300 porem com outras cores, mas o circuito era bem diferente. Possui 2 desvios ( um longo a direita e um duplo a esquerda)SL4000
Esse modelo traz bastante curiosidade em relação aos antecessores (XP400 e XP1400) Ao contrario com a versao SL2000, esse seguiu o caminho inverso ao ser o primeiro ferrorama grande cargueiro. O XP400 e XP1400 sao passageiros. Possui uma pista ao estilo sistema em 8 (nao é um ferrorama oval) mas com uma ponte maior e 2 trilhos passando embaixo (no XP1400 passa apenas um). Ao contrario do XP400/XP1400, possui uma locomotiva elétrica no lugar da locomotiva a vapor, e um vagão com containers, a grande novidade do modelo, no lugar do vagão de passageiros. Possui 2 desvios, um longo a direita e um duplo a esquerda.SL5000
Esse modelo fecha a terceira geração dos ferroramas clássicos. É o maior ferrorama ja fabricado pela estrela, e também o mais procurados pelos fãs do brinquedo. Seu traçado é um oval duplo intercalado. Possui 2 trens, sendo um de passageiros e um cargueiro. Alem da rampa possui a ponte (a mesma do XP500, XP600 e XP1500) na cor cinza. Possui um desvio longo a esquerda, (nos ferroramas mais antigos apenas o XP300 e XP1300 possuem esse desvio. O vagão de passageiros possui cores diferentes do modelo SL2000.Segredo do Sucesso do Ferrorama
Inspirado em trens de verdade, o Ferrorama agradava a garotas e principalmente garotos.
“Os meninos adoram brinquedos ligados a transporte. Carrinhos, trens, aviões, motos e helicópteros exercem enorme fascínio sobre eles. Mesmo com toda a tecnologia que vem sendo agregada aos brinquedos desde a época dos carrinhos de madeira, o tema ‘veículos’ continua encantando as crianças”, explica Aires Leal Fernandes, diretor de Marketing da Estrela.
O grande sucesso do Ferrorama era a facilidade de montar e desmontar as pistas e seus acessórios, sem contar com a locomotiva que recebeu faróis e tinha som de maria-fumaça. Os conjuntos tinham casinhas, postes, sinaleiros, cancela, pontes, rampas e outros acessórios.
A Volta do Ferrorama
O Ferrorama deixou de ser fabricado em 1997, mas voltou a ser produzido em 2010 graças aos pedidos dos fãs, a ideia surgiu diante de uma comunidade no Orkut criada em 2005 com cerca de três mil aficionados pelo brinquedo que vivem enviando e-mails e correspondências à marca para retomar a produção do Ferrorama.
A Estrela propôs um desafio que era o o seguinte: a Estrela prometeu relançar o Ferrorama se os fãs do trenzinho cumprissem a tarefa de percorrer os 20 quilômetros finais do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, usando 110 metros de trilhos. O desafio foi cumprido.
Durante a jornada, tudo foi narrado pelo twitter, facebook e orkut, além de vídeos no YouTube e fotos no Flickr, além de um hotsite para centralizar o conteúdo. Eles tinham que substituir as peças do fim e colocar na frente do trilho para que o Ferrorama não parasse. E, mesmo com sol, chuva, vento e outras adversidades, o fãs provaram sua fé e o Ferrorama voltou as lojas em Agosto de 2010.
A qualidade do novo Ferrorama decepcionou muita gente. A principal reclamação é que a Estrela importou um trenzinho qualquer da China e colocou o nome de Ferrorama nele. A comunidade do Orkut que fez campanha para que o trenzinho retornasse às lojas ficou cheio de reclamações.
Ferrorama Estrela XP100 relançado |
Comercial do novo Ferrorama XP100 relançado
O último foi lançado em 2015, a Estrela também relançou a versão XP300. Essa versão é acompanhada por 5 postes, 2 sinaleiros, 1 conjunto de desengate dos vagões e 1 comando de alavanca. Não foi divulgado, mas vc pode encontra-lo no site oficial da Estrela.
Ferrorama Estrela XP300 relançado |
Comercial dos Anos 80
Junior Solid
Adorei o Relançamento do XP300. Funcionou Tudo perfeitamente! Achei o material tão resistente quanto as peças de Lego. Gostei tanto que comprei 2 XP300
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