Novidades

Programas de TV # 1 - Bozo, o Palhaço Querido.

Quem se recorda da seguinte frase: "Alô criançada, o Bozo chegou / Trazendo alegria pra você e o vovô...". É ele, o próprio, o palhaço Bozo. Esse trecho lembra a clássica música de abertura de um dos programas infantis mais vistos da TV brasileira nos anos 80.

Quem é da década de 80 não esquece um palhaço que divertiu muito as crianças e foi um verdadeiro fenômeno. É lembrado ainda hoje como uma palhaço querido e divertido, o palhaço Bozo.





Como surgiu?


Foi um personagem criado nos Estados Unidos em 1946 por Alan Livingston, e fez muito sucesso aqui no Brasil, onde foi ao ar pelo SBT de 1981 a 1991.

De roupa azul e dois tufos de cabelos vermelhos espetados para os lados, a caracterização do Bozo brasileiro era a mesma do original. Seu nome completo por aqui era Bozo Bozoca Nariz de Pipoca, e seus bordões, como “ai, que peninha” caíram na boca da garotada. A atração ficava horas ao vivo, de manhã e à tarde, com brincadeiras no palco e desenhos animados. 

O programa


Em 1979, o apresentador e comunicador Sílvio Santos decidiu apostar no sucesso do palhaço. O Bozo americano (Larry Harmon) escolhe o comediante brasileiro, Wandeko Pipoca, para interpretar o personagem pela rede liderada pela Record e TVS do Rio. Em 1981, o programa transfere-se para o SBT, onde permaneceu no ar durante dez anos.

Em pouco tempo a Bozomania explode no Brasil, o programa do Bozo passa a ser exibido de manhã até a tarde, no SBT, Sílvio Santos decide contratar mais dois atores, Luís Ricardo e Arlindo Barreto, para desempenhar o personagem, numa jornada ao vivo, por todo o Brasil, e mais um outro para servir de stand-by, chamado Décio Roberto. Com o sucesso estrondoso, Sílvio Santos cria na segunda fase do programa, estúdios locais do programa no SBT da Bahia e outro no SBT do Rio, lá o Bozo é interpretado por Nani Souza e Charles Myara, muito conhecidos no Estado do Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 1991, ao sair do ar, o programa foi substituído pela Vovó Mafalda, uma figura terna e bonachona, vivida por Valentino Guzo, que apresentava e comentava desenhos, contava histórias e dava conselhos salutares às crianças.

 Você sabia?

  • No Brasil, o palhaço Bozo foi interpretado por cinco atores?
  • Vários produtos foram lançados, como discos, brinquedos e shampoo, além de shows pelo país?
  • De tanto sucesso que fez e saudade que deixou, vai ter até filme sobre Bozo? Isso mesmo, o filme será dirigido por Daniel Rezende, e o palhaço Bozo será interpretado por Wagner Moura, ainda sem estreia prevista;
  • Chegou a ser produzido em mais de 240 estações de televisão em 40 países? 

Curiosidades

  • Bozo saiu do ar em 1991, com a morte de Décio Roberto. Em julho de 2008, Larry Harmon, que expandiu o personagem para o mundo, morreu aos 83 anos. E em 14 de março de 2009, Alan Livingston foi para outro plano aos 91 anos, mas com a certeza de ter tornado a vida de milhões de crianças pelo planeta mais alegre ao ter criado o palhaço. 
  • Os LPs conquistaram 3 discos de ouro, e o programa foi cinco vezes campeão do Troféu Imprensa de melhor infantil, em um tempo no qual a concorrência nesse setor era forte.

Angélica Weise | Jornalista
Via 99Freelas

Videos

Bozo - abertura de 1987



Especial Palhaço Bozo - Domingo Legal



BOZO SORTEIO (SBT ANOS 80)





Nenhum comentário